sábado, 26 de maio de 2012

Como organizar e otimizar o espaço em apartamentos pequenos?

Morar em um apartamento pequeno tem algumas vantagens. É prático, dá para fazer a faxina em dois minutos, é barato para decorar e deixa nossa vida mais simples. Se ele for bem localizado, melhor ainda. Eu moro em 60 m² e é ótimo. Claro que sempre falta espaço. É por isso que viver em poucos metros quadrados exige alguns sacrifícios e estratégias. Veja abaixo algumas dicas para otimizar e organizar o espaço.
Mínimo necessário
Se você não tem espaço de sobra, tenha o mínimo necessário. Não adianta guardar aquilo que você não usa ou nem precisa. Tenha um jogo de talheres, um generoso jogo de louças e algumas taças de vinho. Lembre-se: você não tem lugar para armazenar cacarecos na sua cozinha. Itens repetidos devem ser eliminados ou doados aos amigos. Se você ganhar um novo saca-rolha, por que não oferecê-lo à simpática vizinha, que acabou de se mudar para o prédio?
O mesmo vale para seu closet. Peças que já não servem mais devem ir embora. Uma vez por ano eu faço uma “limpa” no meu armário e doo uma porção de coisas. E coisas bacanas também. Peças caras, que já não uso mais, vão para os meus amigos. Ou filhos de minhas amigas, que já estejam grandinhos. É um prazer ver meu guarda-roupa respirar novamente. Fora que esse exercício é uma excelente higiene mental. Saio bem mais leve dessa empreitada.
Revistas e livros também precisam ir embora. Tenho paixão por minha biblioteca, mas outro dia doei meus livros de teoria econômica, que só ocupavam lugar na estante e nunca mais seriam abertos. Também joguei fora todas as “Casa Vogue” e revistas que ocupavam um espaço enorme na minha sala. Uma delícia! Fez a energia circular novamente em casa.
Armários (bem) planejados
Invista em uma marcenaria de qualidade. Esse é o segredo para manter seus pertences organizados e em bom estado. Uma casa pequena precisa de bons armários. Mas tome cuidado para não exagerar e deixar o espaço claustrofóbico. Acho horrível um quarto cheio de armários, sem lugar para mais nada. Não ter muito armários também vai te ajudar a eliminar o excesso com mais facilidade. Se não tem espaço, não tem. Paciência.
Espaços integrados
Num apartamento pequeno é obrigatório ter a cozinha integrada à sala. Mas, um balcão entre os dois ambientes pode ser uma péssima ideia para o projeto de reforma. Em vez de integrar os espaços, vai virar uma barreira entre eles. Prefira ter a sala livre e deixe o fogão e a bancada encostada em uma das paredes. Ilha gourmet é para quem tem um apartamento grande, ao contrário do que a maioria pensa.
Essa idéia de escritorinho em casa, salinha disso, salinha daquilo é a maior bobagem. Quebre tudo e transforme o apartamento num espaço único, exceto o quarto, se não quiser. Sua vida vai mudar. Você vai descobrir que é capaz de viver de outra maneira, sem aquela setorização desnecessária. Para aqueles que trabalham em casa: coloque sua mesa dentro da sala, integrada com os outros ambientes. É muito melhor do que ficar enfurnado num cubículo o dia todo. Você vai trabalhar com muito mais prazer.
No caso dos banheiros, se o que falta na sua casa é espaço, não adianta querer lavabo, banheiro de empregada e o seu próprio banheiro. Melhor ter um único, amplo, como antigamente. Claro que isso vale para solteiros ou casais sem filhos e sem empregada morando em casa. Mas se sua casa é pequena mesmo, uma faxineira uma vez por semana dá conta do recado.
Casa organizada
O que mais me incomoda em apartamentos pequenos é bagunça. Isso deixa a casa ainda menor. A regra número um para quem mora em espaços restritos é organização. Diariamente, eu faço uma ligeira arrumação na casa. Jogo rápido. E duas vezes por semana faço outra maior, que inclui praticamente tudo. Desde a limpeza de cinzeiros, retirada de jornais e correspondência, a organização das roupas nos armários, arrumação da geladeira e da despensa.
Bagunça num apartamento pequeno aparece muito mais. Além do caos visual, dificulta a circulação das pessoas. E não custa nada manter a casa em ordem. Basta se habituar que isso vira rotina na sua vida e você nem percebe. Não precisa virar uma neurose. Tem que ser um prazer.

terça-feira, 22 de maio de 2012

20 Segredos dos organizadores profissionais

Você já sabe que deve dar um "lar" para tudo em sua casa, e que usar o gravador ou correio de voz do celular como lembrete para as tarefas. Descubra ou relembre mais algumas dicas dos organizadores profissionais para melhorar sua organização e ter mais eficiência nas tarefas e no dia a dia.



1. Tudo deve ter uma casaTudo em sua casa ou escritório deve ter uma casa, um lugar adequado onde cada objeto é mantido normalmente. Alguns itens que você usa todos os dias, devem ter fácil acesso ou ficarem próximos da vista. Outros itens, como decorações de Natal ou roupas de outras estações podem ser armazenados em um local de não tão fácil acesso. Quando se tira um objeto de sua "casa", ele pode ser facilmente perdido, causando estresse e frustração. A desorganização acontece naturalmente quando os itens não são mantidos e/ou não voltam para suas casas.

2. Diga não Você não tem que dizer sim a cada pedido de ajuda. Deixe espaço na agenda da semana para resolver problemas inesperados. Se não houver disponibilidade de tempo diga NÃO para favores extras.

3. Abra sua correspondência perto da lixeira Não deixe sua correspondência sobre sua mesa ou escrivaninha onde é bem possível que ela fique acumulada. Abra sempre perto da lixeira, e livre-se de toda papelada desnecessária.

4. Prepare-se na noite anterior Pare de perder tempo correndo freneticamente pela manhã como uma pessoa louca tentando fazer de tudo para chegar ao trabalho a tempo. Faça o que puder para se preparar na noite anterior. Deixe a mesa do café pronta. Separe suas roupas e a de seus filhos prontas. Use o timer da cafeteira, para fazer o café automaticamente.

5. Jogue fora Itens que estão desatualizados, desbotados, quebrados ou inutilizado muitas vezes podem ser objetos que devem ser descartados. Se você não quer mais, e não conhece alguém que queira, jogue fora (no lixo reciclável) hoje. Você estará liberando espaço físico – e também sua mente!

6. Tenha uma caixa de memórias Quanto mais tempo você vive, mais memórias você terá. Se você não tiver cuidado, poderá encher a sua casa até o teto com suas memórias, e não terá espaço para mais nada. Tenha uma ou duas caixas (pode ser de plástico) para armazenar suas recordações. Logo o tempo determinará o que você realmente deseja manter, e o que você pode viver sem. Quando estas caixas estiverem cheias, a regra é livrar-se ou dar de presente itens fora de uso. Isto irá garantir que apenas as recordações mais preciosas serão armazenadas em sua caixa de memória.

7. Aplique a regra dos 50% Quando você faz sua mala de roupas para uma viagem, coloque tudo o que você vai precisar em sua cama, então devolva 50% ao seu armário. A maioria das pessoas acabam carregando peso desnecessário. Pense que você poderá usar cada roupa pelo menos duas vezes, especialmente se você misturar e combinar as peças entre si.

8. Você acorda com as galinhas ou dorme com as corujas?Organizar sua casa ou escritório precisa ser feito no seu pico de energia. É por isso que você precisa saber o horário do dia que é mais produtivo. Se você acorda com as galinhas o seu nível de energia é muito alto na parte da manhã, esse é o melhor momento para você se livrar da bagunça. Se você tem mais energia durante a noite, organize o que for preciso durante esse tempo.

9. Tome nota Com a quantidade de coisas que você tem que se lembrar por dia, a sua memórias pode falhar. Quando você quer lembrar de algo, a melhor coisa a fazer é anotar. Então, quando você precisa lembrar, vai estar lá anotado e disponível para você em um instante.

10. Use a secretária eletrônica Se você esta no escritório, e quer fazer algo quando chegar em casa, ligue para a secretária eletrônica e deixe uma mensagem. Quando chegar em casa, você vai ouvir a sua mensagem e lembre-se exatamente o que queria fazer.

11. Foco e um pouco de cada vez Ao invés de tentar executar um projeto enorme, divida esse projeto em tarefas gerenciáveis. Por exemplo, se você quer organizar as caixas em seu sótão, você pode considerar organizar uma caixa por dia, até que tudo esteja completo.

12. Peça a alguém para lhe cobrar Conte para um amigo, parente ou colega de trabalho que você pretende se organizar até determinada data. Em seguida, basta pedir que essa pessoa cobre você de vez enquando para ver se você fez isso. A motivação externa é muitas vezes uma ajuda enorme.

13. Suborne-se
Faça algo que você ama fazer, apenas se você concluir suas tarefas. Se você prometer a si mesmo que não vai assistir o seu programa favorito de televisão, a menos que você organize algo por 15 minutos (uma gaveta, uma pilha de papel, etc).

14. Não arquive contas pendentes Resista, não coloque sua conta de luz em uma pasta, a sua conta do seguro do carro em outra pasta e sua conta de telefone em outra. Todas as contas pendentes devem estar juntos em uma pasta, para que você possa pagá-las sem ter que procurar em 10 lugares diferentes para encontrá-las.

15. Realize multi-tarefasFaça duas coisa ao mesmo tempo como ginástica ou andar de bicicleta ergométrica enquanto assiste ao seu programa de televisão favorito. Faça alongamentos enquanto está na espera ao telefone, espera a máquina de lavar ou secar desligar ou espera concluir um download no computador.

16. Jogue contra o tempo
as crianças nunca vão aprender que devem fazer essas tarefas por conta própria. Em vez de ajuntar brinquedos e roupas, use um temporizador e programe 10 minutos para essas tarefas. Incentive as crianças a correr, pegar suas coisas e colocá-las no lugar. Se as crianças cumprirem a tarefa dentro do tempo, elas ganham pequenos prêmios, como um chocolatinho depois do jantar, um passeio no parquinho de tarde, ou algo mais divertido e atraente.

17. Tenha objetivos Talvez você queira fazer um cruzeiro, ou aprender uma nova língua, ou plantar um jardim. Estabelecer metas irá ajudá-lo a chegar lá. Escreva em cartões seus objetivo, qualquer coisa que você queira realmente fazer. Então, organize os cartões de modo que os objetivos que você mais deseja alcançar estejam no topo, e as metas menos importante a seguir na lista. Em seguida, escreva prazos e trace um cronograma para alcançar cada um deles.

18. Faça um pouco a cada dia
Em vez de limpar a sua casa ou escritório de uma só vez, limpe um pouco a cada dia. Escreva em alguns cartões uma tarefa de limpeza. Por exemplo: Cartão 1: Limpar o banheiro, Cartão 2: Lavar roupas, etc Então, coloque todas as suas cartas em uma caixa, e sorteie uma a cada dia (Essa será a sua tarefa de limpeza do dia). Não esqueça de escrever em um dos cartões “Dia livre”. Certifique-se de manter os cartões que já foram
executados fora da caixa, até que todas as cartas que você inseriu tenham sido realizadas. Em seguida, basta começar de novo. Este sistema funciona muito bem para as tarefas das crianças.

19. Tenha uma rota alternativa Sua rota original pelas vias principais da cidade, pode não ser o percurso mais rápido. Atrasos de trânsito acontecem por todos os tipos de razões: obras, acidentes, tempo ruim, e assim por diante. Se você descobrir que não pode fazer sua rota original, você terá que fazer uma rota alternativa. Conheça as rotas alternativas, antes de deixar a sua casa ou escritório. Desta forma, você será capaz de estar sempre no horário. Ouça as informações de trânsito na rádio local quando estiver se vestindo ou quando entrar no carro, e use a melhor rota a cada dia.

20. Se você acha que vai levar 5 minutos, programe 15. Há muitas tarefas que levam apenas cinco minutos ou menos para serem concluídas. Outras podem demorar mais, por exemplo, você pode pensar que vai demora 5 minutos para verificar seu e-mail, mas muitas vezes, acaba levando 15 minutos ou mais. Até ligar o computador, entrar no seu e-mail, ler os e-mails, deletar o lixo eletrônico, responder o que for necessário, pode demorar mais que os 5 minutos, muitas vezes, muito mais.


Encontrei esse artigo, por assim dizer, no site: www.chegadebagunca.blogspot.com.br É bem legal, eu recomendo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

18 dicas para decorar um espaço pequeno

O espaço é precioso e para além da necessidade de aproveitar cada precioso centímetro, não queremos que essa limitação prejudique o ambiente e a sua decoração. Felizmente, existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade, para satisfazer todas as vontades.


  1. Elimine todos os objectos que não combinem com a divisão e decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado e no sítio, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.
  2. A escolha da palete de cores deve recair sobre tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Preferencialmente, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada. A pintura de paredes e tectos de um só tom amplia visualmente a divisão e, se a tinta tiver um acabamento com brilho, tanto melhor, porque ao reflectir mais luz, engrandece o espaço. Se a mobília for escolhida em tons idênticos aos das paredes, o espaço tornar-se-á mais harmonioso e amplo – as cores contrastantes fazem o contrário, ou seja, “cortam” o espaço, encurtando-o. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos apontamentos.
  3. A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno, inundando-o com um efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas; se fizer questão de vestir as janelas escolha um simples estore de rolo ou cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se existirem paredes com funções puramente decorativas, ganhará ao eliminar ou recortá-las para deixar entrar mais luminosidade. O mesmo aplica-se a portas que não são utilizadas… mais vale retirá-las para ganhar espaço. Em alternativa, escolha portas de correr. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de tecto, candeeiros de pé e de mesa.
  4. Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer a olhos vistos: pendurado ou pousado no chão, um espelho XL é um dos elementos que não pode faltar nas divisões mais pequenas da casa.
  5. Evite dispor mobiliário junto às portas das divisões e nas áreas de passagem – para além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço já por si pequeno. Aposte em mobília “curta” – ottomans, poufs, cadeiras sem braços, mesas baixas – para não roubar centímetros preciosos e “abrir” mais o ambiente. Em termos de objectos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.
  6. Ainda em termos de mobiliário opte por peças grandes, em menor quantidade; do que muitas peças pequenas. A quantidade vai dar um aspecto desarrumado ao espaço, ao contrário de meia dúzia de elementos de grande porte que vão emprestar um ambiente calmo e estruturado ao espaço. Os móveis com bases abertas são indicadas para ambientes mais apertados porque deixam o espaço “respirar”. Se vai ter mobília estofada, prefira padrões lisos em tons neutros, optando antes por variar em termos de texturas, que podem conferir um interesse acrescido à divisão.
  7. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior ao contrário de um coberto por tapetes. Se não abdica de um bom tapete, opte por colocá-lo apenas numa parte do espaço, deixando sempre algum chão à vista.
  8. Em vez de ter uma mesa de centro na sala, opte por uma consola comprida e estreita para exibir por de trás do sofá ou então uma mesa de apoio (os conjuntos de duas ou três que encaixam umas debaixo das outras são perfeitas para espaços reduzidos), estacionada ao lado do sofá e que pode ser colocado no centro sempre que necessário. Opte por um sofá seccionado que dá um ar mais fluído e menos fechado à sala; e se este tiver pés, ganhará espaço debaixo do mesmo para guardar, em cestos, revistas, livros, mantas e jogos de tabuleiro.
  9. As televisões estão presentes em todos os cantos da casa e podem ser verdadeiros “intrusos” em espaços diminutos. A solução? Um suporte específico para televisões que podem ser afixadas às paredes ou então modelos como os LCD que são perfeitos para pendurar.
  10. Num quarto para crianças com dimensões reduzidas, continua a ser fácil decorar com diversão: opte por beliches ou então as camas 2-em-1, onde uma delas está camuflada como uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima, podendo ser aberta de noite e ocultada de dia. Ainda no que toca ao espaço da pequenada, recorra aos arrumadores de parede não só para decorar, mas também para organizar.
  11. Mesmo as casas mais pequenas têm corredores e, embora sejam espaços de passagem, podem ser decorados elegante e eficientemente: é o local ideal para colocar armários estreitos (ganhando espaço de arrumação diverso) ou então para exibir a sua biblioteca. Se preferir deixá-lo vazio, pintar as suas paredes com riscos horizontais irá alongar o corredor.
  12. Os materiais transparentes alongam qualquer zona porque acabam por reflectir a luz e o próprio espaço: pode ser uma mesa com tampo de vidro ou de acrílico, portas e armários com vidro, cadeiras em acrílico transparente, uma porta de duche ou um biombo.
  13. Numa cozinha com poucos metros quadrados, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições; bancos altos ou empilháveis; uma barra de aço inox afixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios – uma decoração minuciosa para poder cozinhar e saborear com muito estilo.
  14. Embora quase sempre pequenas, as casas de banho podem ser habilmente decoradas, basta aproveitar as suas paredes para instalar prateleiras bonitas e funcionais, fotografias emolduradas, espelhos vistosos, um porta-rolos vertical para papel higiénico, um banco com arrumação interior ou que sirva para colocar a roupa suja.
  15. Em espaços pequenos não há nada como apostar em mobília multifuncional para decorar com estilo e praticabilidade: camas com arrumação sob o colchão; sofás-cama; mesas de centro, AA

domingo, 20 de maio de 2012

Tendências de decoracão de interiores 2012

As tendências atuais do design de interiores possuem uma reminiscência da década de 1970, o amarelo, laranja e o verde, são cores dos destaques na decoração. Simplificar é a palavra-chave da decoração 2012, é a forma de combater a desordem em casa. Há que limpar e simplificar o aspeto de cada peça de mobiliário, de cada adereço. O “mínimo torna-se muito”, esta continua a ser a missiva para a decoração de interiores 2012. Mais vale uma peça grande e elegante, do que um dúzia de pequenas peças!. Assim é também mais fácil a limpeza doméstica. Superfícies limpas e linhas limpas são a melhor escolha. Um grande espaço aberto, com janelas e tetos altos estão em alta. Espelhos e janelas são muitas vezes usados ​​em conjunto. Esta é uma grande técnica do design, usar a luz natural para adicionar um toque de luz, na iluminação de um determinado ambiente.
Tendências de decoração de quartos 2012

Bambu em vez de madeira, usado em pisos e móveis, é um novo recurso renovável. Existem diferentes tipos de bancos de couro, para descansar os pés, muito elegantes. O laranja, amarelo dourado, verde limão, dão tons muito populares, como aconteceu há décadas. Desenhos marcantes e padrões de flores para almofadas, cortinas e roupas de cama. Diferentes tons de tinta de parede estão na moda, como castanho, preto e creme. Também existem técnicas para adicionar textura à casa, como imagens nas paredes. O Design de cores é aplicado ao teto, como forma de melhorar o ambiente. Móveis de jardim e materiais estão disponíveis em diferentes estilos e cores na decoração 2012. Existem muitos estilos de mobiliário de jardim, não interessa apenas a comida, mas também os aspetos do conforto e da elegância.

20 ANOS!

Sabe hoje eu faço 20 anos, ou melhor, eu fiz. Viva eu!!!! o/ E fiquei pensando, como é bom ficar mais velha. claro que já faz alguns anos que eu posso entrar nos lugares por já ser maior de 18 anos, mas essa animação toda ainda não acabou para mim. Não quero muito nesse aniversario, apenas a presença de minhas amigas e de minha familia já é suficiente para fazer desta data importante e da comemoração maravilhosa. Muitas pessoas pedem presentes caros ou fazem grandes festas pensando na quantidade de presente que vai ganhar ou então na atenção que vai receber, mas acredito que isso não é importante. o que vale o presente ser enorme se você nâo passa o seu aniverssário junto daqueles que gosta e ama?
Bom é isso o que penso.



O bolo foi a minha funcionaria que fez e ficou MARAVILHOSO. É um bolo branco com recheio de doce de leite e cobertura de marshimellow. Não ficou muito doce e tava muitoooo molhadinho. Incrivel é a palavra certa!



 Fondue... aquela comida maravilhosa e perfeita para quando quer fazer uma pequena comemoração com as amigas em casa ou quando esta quente ou ainda quando quer fazer um jantar especial para alguem. Para mim não tem nada melhor.

Espero que todos os aniversários que  vierem sejam tão cheios de carinho, amor e feliscidade como foi o meu.

beijos

sábado, 19 de maio de 2012

Olá

Olá,
Eu sei que o meu perfil não possui muitas coisas a meu respeito como gostaria, mas isso é porque eu mesma queria me apresentar por aqui. Me chamo Ana Lidia, mas podem me chamar por Nani. Sou alta com cabelos encaracolados e olhos castanhos. Tenho 19 anos e faço 20 amanhã!
Ultimamente eu estou fazendo cursinho, o que ocupa grande parte do meu dia com as aulas e o estudo, mas tentarei postar aqui frenquentemente. Quero prestar arquitetura e adoro decoração, por isso que vou postar artigos, informações e imagens sobre esse assunto que me interessa tanto. Porém também colocarei outros que podem vir a chamar a minha atenção e alguns de gastronomia, outra coisa que amo.
beijos a todos,
Ana

PS: tenho certeza de que, aos poucos, todos consiguirão me conhecer melhor!