terça-feira, 14 de agosto de 2012

CISV eu faço parte!

CISV Cidadania Global Participativa ( Buildng Global Friendship )

O CISV surgiu em 1951 e vem oferecendo uma variedade de  Programas( atividades locais, acampamentos nacionais e internacionais, intercâmbios familiares enrijemos baseados em cuidados) , que são organizados todos os anos por voluntários ( jovens  e adultos de mais de 60 países) e tem seu foco na Educação para a Paz, assim como inspira nossos participantes a se tornarem cidadãos globais participativos. Essa educação consiste em nos encorajar a enxergar desafios e ajuda a compreender: nossa própria identidade em relação à comunidade local e global; os direitos humanos, assim como formasse exploração e injustiça; conflitos, e com podem ser causados,prevenidos e resolvidos ; e soluções sustentáveis para questões ambientais e de desenvolvimento. Os nossos Programas combinam os Princípios Educacionais  e a Educação para a Paz, a fim de promover a inclusa, justiça social, resolução pacifica de conflitos e o desenvolvimento sustentável, ajudando a desenvolver a compreensão de como cada um de nós pode agir em favor deus mundo justo e pacifico. 

As quatro principais áreas do conteúdo de Educação para a Paz em Programas do CISV são: 
* diversidade - explorar a identidade do indivíduo e nos leva a questionar a nossa postura tanto dentro danosas próprias comunidade quantia comunidade global;
* direitos humanos - considera  com os direitos humanos ata. Cada aspecto de ossos vidas e com as imolações desses se encontram na raiz de problemas como a problema, a violência e. Ilegalidade;
* conflitos e resoluções - nos ajuda a entender como os conflitos podem surgir delicadamente ou de outra forma, e o que poderem feitorara alcançar uma resolução pacifica;
* desenvolvimentosustentavel - busca e métodos integrados para promover o bem-estarreciam e econômico, enquanto protege leio ambiente através do uso responsável dos recursos naturais. 

O CISV utiliza ' Temas' para oferecer uma experiência única em cada um de nossos Programas, que são desenvolvidos a partir das 4 áreas do nosso conteúdo de Educação para a Paz. A maioria das 'Atividades' realizadas esta ligada a pelo menos uma  dessas 4 áreas e são escolhidas para apoiar o Tema e para oferecer aos nossos participantes oportunidade para aprender mais sobre eles mesmos e como podem desenvolver seus ASK para se tornarem Cidadãos Globais Participativos, que precisam de um combinação de Atitudes, Habilidades e Conhecimentos ( ASK) e para que os participantes se tornarem isso é necessário o uso do Aprendizado pela Experiência, que consiste em: 
1) Fazer : uma atividade de Educação para a Paz;
2) Refletir : sobre quais ASK você aprendeu nesta atividade;
3) Generalizar : como este novo aprendizado pode ser aplicadamente diferentes contextos;
4) Aplicar : seus ASK em ações concretas. 

Existem regras? Sim! Existem limites? Sim! Mas também existe o acolhimento e a aceitação? SIM! você pode ser como for, pode ter qualquer deficiência e mesmo assim será aceito e respeitado tanto pelos integrantes no CISV Brasil quanto pelos participantes dos outros CISV espalhados pelo mundo. Sei por experiência própria. Não me decepcionei e hoje fico feliz em ver que mesmo as minhas perguntas mais bobas e irreais são respondidas com sorrisos. Não sou julgada pelo que sei ou deixo de saber, nem pelo que já passei ou deixei de passar. Acredito que as amizades que estou criando irei levar para sempre. Ainda sou nova no grupo, admito, e também não tenho experiência, já que não fui em nenhum acampamento ou algum dos outros Programas existentes, porém irei um dia já que estou passando pelo treinamento para ser líder o que , para mim, esta sendo uma oportunidade incrível. 

Fazemos reuniões freqüentes e neles discutimos assuntos sobre acampamentos e atividades,assim como fazemos algumas; conversamos e trocamos experiências ou conhecimento, no meu caso eu mais recebo do que troco; e também eh onde podemos nos conhecer e ter um apoio. Nessas conversas posso colocar meus argumentos de experiências que passei durante o meu dia-a-dia e me sentir aceita. Por me sentir assim, muitas vezes deixo minha timidez de lado e sou eu mesma, aquela que por infortúnio deixo trancada dentro de mim por medo de não ser aceita pela pessoas com quem converso ou sou julgada por ser dessa forma. 

Existem varias formas de entrar em contato e uma delas é pelo site: www.br.cisv.org e espero que goste tanto de participar quanto eu!!!!!